A Jornada do Médico: Conheça as Possibilidades de Especialização

Você não precisa se preocupar em escolher sua especialidade antes da faculdade, o estudante de medicina vai passar por cada uma das áreas durante o curso, e irá vivenciar como é o dia a dia desse profissional. 

Mas se você se interessa em saber no que o médico pode atuar, segue abaixo no que você pode se especializar:

Alergia e imunologia: Trata-se de uma especialidade em alergias, e no funcionamento do sistema imunológico. O médico com essa especialidade estuda, realiza diagnósticos e trata de doenças alérgicas.  

Anestesiologia: Especialidade que trata da aplicação de anestésicos, tira a dor do paciente que necessita passar por um procedimento cirúrgico. Estuda profundamente as funções vitais, e está associada com ressuscitação também.

Angiologia e cirurgia vascular: É uma especialidade que estuda e trata pacientes que tenham doenças nas artérias, veias e vasos linfáticos. O médico dessa área pode realizar desde tratamentos clínicos para varizes até cirurgias complexas, como correção de aneurismas. 

Oncologia:  Especialidade que estuda o câncer (tumores malignos), como se desenvolve e formas de tratamento.

Cardiologia:  Especialidade que estuda o coração. O cardiologista realiza o diagnóstico e trata de doenças do coração. Ele acompanha pacientes com hipertensão, arritmias, insuficiência cardíaca e outros problemas cardiovasculares.

Cirurgia Geral:  Especialidade voltada para procedimentos cirúrgicos, principalmente na região abdominal, incluindo órgãos como estômago, intestino, fígado e vesícula. O cirurgião geral também atua com técnicas de videolaparoscopia, que são minimamente invasivas, e está preparado para atender casos de urgência, como traumas e acidentes.

Cirurgia Plástica: A cirurgia plástica reconstrói partes do corpo, seja por razões estéticas ou não. Para ser cirurgião plástico, é preciso primeiro fazer especialização em cirurgia geral e depois outra em cirurgia plástica reconstrutiva.

Clínica médica: É uma especialidade que estuda o organismo em geral, trata de pacientes adultos com doenças não cirúrgicas, é o clínico geral.

Coloproctologia: Especialidade que estuda o intestino grosso, reto e ânus. Esse especialista trata e realiza o diagnóstico de doenças nesses lugares.

Dermatologia: Especialidade que estuda a pele, o dermatologista realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças de pele.

Endocrinologia: Especialidade que estuda hormônios, realiza o diagnóstico e tratamento de distúrbios hormonais e relacionados com o metabolismo.

Gastroenterologia: Especialidade que se concentra no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do sistema digestório, abrangendo órgãos como o esôfago, estômago, fígado, pâncreas e intestinos. Diferente da coloproctologia, que foca especificamente nas doenças do cólon, reto e ânus, a gastroenterologia tem uma abordagem mais ampla.

Genética médica: Especialidade que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças genéticas, que resultam de alterações no material genético do indivíduo. Trabalha na identificação de condições hereditárias, como síndromes genéticas, e na orientação genética, mostrando opções de tratamento para doenças relacionadas às condições hereditárias.

Geriatria: Especialidade em cuidados com pessoas idosas, e envelhecimento.

Ginecologia:  Especialidade que trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto.

Hematologia e hemoterapia: Especialidade que estuda o sangue, seu uso terapêutico ou de seus componentes, e doenças no sangue e nas células que formam ele.

Infectologia: Especialidade dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas causadas por microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. O infectologista é responsável por lidar com infecções complexas, como HIV, tuberculose, hepatites e doenças emergentes.    

Mastologia: Especialidade que estuda as glândulas mamárias, e realiza o diagnóstico e tratamento de doenças nesse órgão.

Medicina da dor: A medicina da dor, é uma especialidade nova, como o próprio nome diz, ela estuda e trata a dor, procura reduzir e controlar a dor, e encontrar sua causa.

Medicina esportiva: É uma especialidade que estuda qual o impacto do exercício e do esporte na saúde, de pessoas doentes ou sadias. Trata principalmente de atletas.

Medicina geral e comunitária: É uma especialização em que o médico tem um vínculo com o paciente antes de adoecer, atua na prevenção na reabilitação e em conjunto com uma equipe multiprofissional (com enfermeiro e assistente social). É muito comum que esse profissional realize visitas até a casa de seus pacientes.

Medicina legal e perícia médica: Especialidade que utiliza dos conhecimentos da medicina para dar suporte à investigação de crimes, esse profissional realiza autópsias, exames de DNA e de corpo de delito. É conhecido como médico legista.

Medicina paliativa: Especialidade que trata de oferecer cuidados para aliviar a dor e o sofrimento de pacientes em estado terminal.

Medicina sanitária: Especialidade que se foca no desenvolvimento, implementação e gestão de programas de saúde pública, visando a prevenção de doenças e promoção do bem-estar coletivo. O médico sanitarista trabalha em áreas como controle de epidemias, saneamento básico, vacinação em massa e políticas públicas de saúde.

Medicina do sono: Especialidade que estuda o sono, trata e realiza o diagnóstico de distúrbios relacionados ao sono.

Medicina do trabalho: Especialidade que estuda doenças causadas pelo ambiente de trabalho ou por práticas profissionais, a fim de tratar e prevenir.

Medicina tropical: É uma especialidade que trata de problemas de saúde que acontecem particularmente em regiões tropicais, como malária, cólera e sarampo.

Nefrologia: É uma especialidade que estuda, trata e realiza diagnóstico de doenças do rim.

Neurologia: É uma especialidade que estuda o sistema nervoso, trata de doenças e distúrbios relacionados a ele. 

Nutrologia: É uma especialidade médica que estuda como a ingestão de alimentos impacta na saúde. Trata e realiza o diagnóstico de doenças nutricionais.

Oftalmologia: Especialidade que estuda os olhos, trata e realiza diagnósticos de doenças que envolvem esse órgão.

Ortopedia: Especialidade que estuda e trata de doenças nos ossos, músculos, ligamentos e articulações.

Otorrinolaringologia: Especialidade que trata, estuda e diagnostica doenças do ouvido, nariz e garganta.

Patologia clínica/medicina laboratorial: Especialidade que auxilia no diagnóstico de doenças através da realização e análise de exames, como exames de sangue e urina.

Pediatria: Especialidade que trata da saúde de crianças. O pediatra é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento do desenvolvimento físico, emocional e social, abordando questões como a vacinação, doenças comuns da infância, distúrbios de crescimento e cuidados preventivos. 

Pneumologia: Especialidade que trata de doença nas vias aéreas, como asma, apneia do sono, pneumonia, dentre outras.

Psiquiatria: Especialidade que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças mentais e transtornos emocionais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e transtornos de personalidade. O psiquiatra utiliza uma combinação de abordagens, incluindo terapias medicamentosas e psicoterápicas.

Radiologia: Especialidade que utiliza a radiação para realizar diagnósticos e tratar doenças.

Radioterapia: É um método que utiliza a radiação para tratar tumores.

Reumatologia: Estuda, trata e realiza diagnósticos de doenças nas cartilagens e articulações.

​​Urologia: Especialidade que estuda as vias urinárias e o sistema reprodutivo masculino.

Agora que você já conhece uma variedade de especialidades médicas e as áreas nas quais os médicos podem se aprofundar, é importante entender também as diversas possibilidades de atuação profissional. Após a especialização, onde o médico pode trabalhar? Quais são os espaços que oferecem as melhores oportunidades de crescimento e realização? No próximo post, vamos explorar as diferentes opções de carreira para os médicos, abordando desde hospitais e clínicas até o trabalho autônomo e as funções em saúde pública. Continue lendo para descobrir qual caminho profissional pode ser ideal para você!